Já é de conhecimento da população nova-santa-ritense o incêndio de grandes proporções ocorrido na noite de ontem, 20, na empresa Dorf Ketal, no bairro Pedreira. O infortúnio colocou em risco a população residente das imediações da empresa e fez uma vítima, o Clever Fanfa Sarmento, também conhecido como Duda, que morreu de parada cardiorespiratória após inalar grande quantidade de fumaça produzida pelas chamas.
Empresas como a Dorf Ketal atuam com o fornecimento de aditivos químicos para a produção e refino de petróleo e na área da petroquímica. Aqui em Nova Santa Rita, além da produção dos aditivos químicos, a Dorf Ketal também possuía um centro de pesquisas no assunto.
Assim como outras empresas, independente de quando vieram para cá e em que circunstâncias, percebe-se considerável falta de planejamento público, que poderia ser solucionada com um Plano Diretor eficiente, que estabelecesse áreas específicas para empresas químicas. Lá, não haveria núcleos residenciais e comerciais e as empresas ali presentes fariam uma espécie de "condomínio", com todo o aparato e infraestrutura para agir, em caso de qualquer incidente. Assim como é no Polo Petroquímico de Triunfo, seria um "mini polo". A proximidade com residências e comércio prejudica até mesmo o trabalho das equipes especializadas da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que precisam afastar moradores e curiosos que insistem em colocar-se em risco se aproximando da área do acidente.
Considerável e elogiável a atuação das equipes da Defesa Civil do município e do Corpo de Bombeiros, que trabalharam incansavelmente, bem como a atuação dos profissionais da Saúde do Pronto-Atendimento do Centro da cidade. Fica, no entanto, a dica para a administração municipal, que busque rever e replanejar o Plano Diretor do município, a fim de evitar que novos incidentes venham a acontecer e que, caso ocorram, envolvam o menor número de pessoas possível.
Foto: Fabiano do Amaral/Correio do Povo

Nenhum comentário:
Postar um comentário