quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Atacar para quê?

Reprodução Facebook


A última sessão ordinária da Câmara Municipal de Nova Santa Rita, ocorrida na última terça-feira, 1º, teve o seu Grande Expediente dedicado em homenagem aos servidores municipais, numa proposição do vereador Silvio Almeida (PP), em alusão ao Dia do Servidor Público, celebrado no último dia 28 de outubro. Dentre homenagens e reconhecimentos da parte dos vereadores e da presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Nova Santa Rita (Ssenasar), Ana Cláudia Pedreira Fraga, chamou a atenção o discurso do prefeito Rodrigo Battistella (PT) atacando a atuação do sindicato.

Antes da fala do prefeito, a presidente da entidade sindical destacou a importância de cada servidor na prestação dos mais variados serviços à sociedade, afirmando que o Ssenasar atua não só na defesa dos direitos dos funcionários, mas que também incentiva-os a serem excelentes cumpridores de suas atribuições. Ana Cláudia agradeceu a abertura sempre dada ao sindicato da parte do Poder Legislativo na discussão de projetos de lei que impactam na vida dos servidores municipais, pedindo aos vereadores que o diálogo sempre prevaleça e que não sejam imediatamente colocados em votação projetos sobre a classe funcional sem que haja a devida discussão dos mesmos junto ao sindicato.

Por sua vez, o prefeito reconheceu a importância dos servidores para o andamento das ações da administração municipal, mas condenou a atuação do Ssenasar por ter, segundo ele, "ido contra o projeto do cartão alimentação", benefício concedido no primeiro semestre deste ano aos funcionários, manifestado contrariedade ao projeto de lei que concedeu aumento ao quadro do magistério municipal. O chefe do Poder Executivo citou uma série de leis que foram aprovadas, desde que assumiu a prefeitura, que, segundo ele, vieram em benefício para os servidores municipais.

Porém, pesquisando mídias, publicações, dentre outros materiais, este blog desconhece completamente qualquer manifestação oficial do Ssenasar posicionando-se contra o cartão-alimentação. Consultando a Ana Cláudia, presidente da entidade, ela afirmou que jamais seria contra um benefício a ser concedido para os funcionários, mas que sempre deixou claro que o foco do sindicato está em obter melhorias que reflitam na remuneração e, consequentemente, na vida previdenciária da classe, pois o cartão alimentação é um benefício indenizatório e não remuneratório. "O que sempre frisei ao prefeito foi para que não extinguisse o rancho básico, o que foi atendido para aqueles que assim optaram por continuar a recebê-lo. Mas jamais o sindicato se posicionou contra o cartão", completou.

Cabe ressaltar que esse diálogo relatado por Ana Cláudia se deu em setembro de 2021. Desde então, o sindicato não foi mais recebido pelo prefeito, nem tampouco os projetos de lei enviados ao Legislativo a respeito dos funcionários públicos foram discutidos com a entidade. "Fala-se muito em diálogo, mas não há abertura da parte do Executivo", relata a presidente do Ssenasar.

Após o pronunciamento do prefeito na Câmara, a presidente da Casa Legislativa, vereadora Ieda Bilhalva, interrompeu a sessão para que os homenageados fizessem um registro fotográfico junto às autoridades presentes. Ao cumprimentar a presidente do Ssenasar, Battistella perguntou se estava "tudo bem". Ana Cláudia respondeu que não estava, pois aquela ocasião era para ser de homenagem aos servidores e não de ataques, sendo que não responderia à altura por uma questão de educação. O prefeito, como resposta, disse "Aqui, tu é educada".

É de difícil entendimento o comportamento do prefeito Rodrigo Battistella. Partir para ataques desnecessários em sua fala e, ainda, chamar, por tabela, a presidente de uma entidade sindical de "mal educada", uma mulher, mãe de família, funcionária pública concursada e professora não parece uma postura correta de um líder, que precisa  prezar pelo diálogo, estabelecer pontes e ouvir, com humildade, o contraditório. Critica-se tanto o presidente Jair Bolsonaro pelas suas posturas rudes, mas esse comportamento de Battistella parece ser o quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário