segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Baile dos professores ou comício?


O Baile dos Professores, realizado na última sexta-feira, 24/10, que era para ser um momento especial de confraternização e comemoração entre os profissionais da Educação, virou um constrangedor embate político protagonizados por alguns docentes ocupantes de funções gratificadas e chefias no Executivo Municipal, bem como pelos seus(suas) respectivos(as) maridos/esposas. Ocorrido no Centro de Eventos do Parque Olmiro Brandão, em ação promovida pelo Conselho de Pais e Mestres, com o apoio da Prefeitura de Nova Santa Rita, o evento foi amplamente divulgado entre o magistério público municipal, com direito a convites personalizados enviados diretamente para o WhatsApp de cada professor(a). Até mesmo os docentes aposentados foram convidados a prestigiar a atividade.

A professora Gorete Freitas, que também é cantora, ao subir ao palco para uma participação especial junto aos músicos da The Best Groove, animadores do evento, passou a ser provocada por um grupo de participantes ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT), que, insistentemente, faziam para a professora o gesto do "L" com as mãos, indicativo característico ao candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva. Gorete sempre deixou claro em suas redes sociais seu posicionamento pessoal em favor do candidato oponente a Lula, Jair Bolsonaro (PL). Dessa forma, os gestos direcionados à professora durante sua performance no palco, caracterizaram claramente uma provocação em virtude do posicionamento da profissional.

A professora, que não tinha emitido nenhuma manifestação de cunho político-partidário, ao ser provocada pelo militantes do PT, manifestou, ao final da apresentação, pedido de voto ao "22", número que o candidato Bolsonaro concorre. A partir daí o caos foi instaurado. Os militantes do PT iniciaram um tumulto, com direito a dedos apontados, ânimos exaltados e xingamentos à professora. Até mesmo os músicos da The Best Groove tiveram de intervir, ameaçando encerrar o baile.

A confusão só amenizou quando o prefeito Rodrigo Battistella (PT) subiu ao palco e pediu calma, reforçando a importância de que o direito democrático de escolha de cada um fosse respeitado. A situação provocada por alguns militantes do PT gerou repúdio de muitos educadores que lá estavam, que acabaram se retirando da festa, uma vez que estavam lá para confraternizar e se divertir e não para fazer política.


ATUALIZAÇÃO - LEIA MAIS: Baile dos professores ou comício II - A repercussão

2 comentários:

  1. Olha não foi bem assim, o prefeito não falou nada sobre o direito de cada um exercer a democracia rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Que triste cena 😔 onde está a democracia? Era confraternização ou ato político partidário??

    ResponderExcluir