quarta-feira, 12 de junho de 2013

Jairo Jorge para governador?

O colunista Paulo Santana emitiu, na edição de hoje do jornal Zero Hora, sua opinião a respeito da candidatura do PT ao governo do Estado do RS na eleição do próximo ano. Para Santana, Tarso Genro não deveria concorrer à reeleição, cabendo aos petistas indicarem o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, ao Piratini. Segundo ele, Jorge é "dono de uma inteligência e sensibilidade incomuns" e que "se ele vier a governar o Rio Grande do Sul, acabará se tornando o melhor governador" da história do Estado.

É lógico que trata-se apenas uma cogitação levantada, pois já é dada como certa a indicação de Tarso Genro à reeleição. Mas, caso a proposta viesse a se concretizar, como ficaria a gestão canoense sem o PT no comando? A vice-prefeita, Beth Colombo, do PP, assumiria a prefeitura até a próxima eleição municipal, em 2016, e a base dos petistas poderia estar ameaçada. Sendo assim, é praticamente descartada a hipótese de indicar Jairo ao governo do RS.

Independende da concretização ou não da indicação do prefeito canoense ao Piratini, o fato é que o petista não poderá se candidatar à prefeitura novamente, visto que ele está em seu segundo mandato consecutivo. Resta a dúvida: como ficará a grande aliança articulada por Jairo - o BOM (Bloco do Orgulho Municipal, formado pelos partidos PT, PP, PR, PDT, PPS, PSL, PSB, PC do B, PPL, PTC, PMDB, PRB, PRP, PSD, PTB e PRTB - no próximo pleito municipal?

Articulações políticas sinalizam a indicação, por parte do PT, do deputado estadual Nelsinho Metalúrgico à liderança da chapa. No entanto, há quem garanta que, se assim acontecer, PP e PTB deixariam a aliança para apoiar a candidatura do deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB) em uma dobradinha, havendo, ainda, a possibilidade de apoio por parte do PSDB, atual partido de oposição ao BOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário