segunda-feira, 15 de maio de 2023

Deputado Issur quer isenção de pedágios



O deputado estadual Issur Koch (PP) apresentou projeto de lei no parlamento gaúcho que visa a isenção de pedágio para moradores de municípios onde estejam situadas praças de pedágio e de cidades limítrofes. De acordo com a proposta, veículos de passeio emplacados nas cidades previstas na lei e moradores que possuam vínculo empregatício comprovado em empresas situadas nos locais não precisarão pagar pedágio.

Issur justifica a medida apontando a atual discussão de instalação de novos pedágios no Estado, além de destacar que apresenta a proposta para evitar a dupla punição de comunidades onde as praças estão alocadas.

RETRATAÇÃO




Raul Fernandes Viegas, jornalista, proprietário do Blog do Raul, em atendimento ao acordo de conciliação estabelecido em audiência judicial, na data de 28 de abril de 2023, em face ao Processo nº 5006303-56.2023.8.21.0008/RS, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Canoas, com relação aos textos de seu blog intitulados "Baile dos Professores ou comício?" e "Baile dos Professores ou comício? II - A repercussão", publicados em 24 de outubro de 2022, vem a público para:

1. RECONHECER que o presente blog teve conduta inadequada ao tratar do assunto dos textos ao não ofertar espaço a contraditório por parte do prefeito municipal Rodrigo Amadeo Battistella;
2. RECONHECER o equívoco do uso do verbo "coagir", uma vez que esse ato NÃO OCORREU EM MOMENTO ALGUM do fato trazido nos textos do blog;
3. LAMENTAR quaisquer constrangimentos gerados pelas publicações e ROGAR as devidas escusas ao prefeito municipal Rodrigo Amadeo Battistella.

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Leite se compromete em apoiar propostas de Issur para a saúde mental

Fotos: Marina Selbach/ALERGS


Deputado entregou ofício com sugestões que serão analisadas pelo governador, juntamente com secretários


Em reunião nesta sexta-feira (5), no Palácio Piratini, o deputado Issur Koch recebeu o apoio do governador Eduardo Leite às suas propostas para o tema da saúde mental nas escolas estaduais.

“O assunto é muito importante, mais ainda nas escolas. Vamos nos reunir com a nossa equipe e nos organizar para que possamos trabalhar de forma conjunta nessa pauta”, afirmou Leite.

No encontro, Issur trouxe dados e apresentou as três cartilhas produzidas sobre o assunto por seu gabinete. Os documentos, publicados em 2019, 2021 e 2022, trazem informações sobre prevenção ao suicídio, indicadores da saúde mental nos últimos anos, dicas de especialistas e contatos de emergência para ajudar quem busca auxílio e tratamento.

Além disso, Issur comentou sobre as iniciativas feitas durante o mandato, como palestras em escolas e a elaboração da Lei 15.628, sancionada em 2021, que institui a Semana Estadual de Promoção da Saúde Mental na Escola, a ser realizada na segunda semana de outubro nas instituições de ensino.

O deputado também entregou um ofício com dados sobre a situação alarmante dos casos de suicídio no RS e sugestões para que a questão da saúde mental esteja entre as prioridades do governo.


PROPOSTAS

Dentre elas, estão a capacitação dos professores e do corpo docente para a discussão do tema com a comunidade, a promoção de palestras e conversas com profissionais especializados que incentivem pais, professores e alunos a procurarem ajuda externa em caso de necessidade, e a aplicação da Lei 13.935/2019, que determina a inclusão obrigatória de profissionais de Psicologia e Serviço Social em redes públicas de educação básica.

O governador Eduardo Leite afirmou que irá se reunir com os secretários das pastas que envolvem o tema da saúde mental para debater as propostas entregues pelo parlamentar e sua aplicação.

O deputado deixou a reunião satisfeito com o apoio. “Fomos muito bem recebidos para tratar dessa demanda que é muito importante para nós e para o nosso mandato. Tenho certeza que o Estado vai trabalhar muito fortemente para que possamos garantir mais qualidade de vida para as pessoas e trazer soluções para este problema”, finalizou Issur.

quarta-feira, 3 de maio de 2023

Issur pretende lançar Frente Parlamentar de Apoio aos Profissionais do Samu

 


Deputado diz que é preciso dar atenção aos profissionais, responsáveis pelo atendimento de urgência, apesar da qualidade precária de muitas ambulâncias


O deputado estadual Issur Koch (PP) anunciou nesta quarta-feira (03) que pretende lançar uma frente parlamentar de apoio e incentivo aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo o deputado, apesar da precariedade de diversas ambulâncias no Estado, a qualidade no serviço à população ainda é mantida devido à excelência no trabalho de motoristas, socorristas, médicos e enfermeiros, entre outros. 

O deputado citou que são recorrentes as queixas recebidas em seu gabinete sobre a precariedade dos veículos. “Hoje, muito da qualidade se deve à dedicação, empenho e plena atenção dos profissionais. Porém, a qualidade dos veículos é extremamente preocupante”, disse. Ele afirmou que muitas vezes precisa, ao lado de vereadores e lideranças, pedir auxílio aos deputados federais para solucionar questões pontuais. “Isso significa que o processo normal não têm andado. Trata-se de uma questão básica”, completou.

Um dos problemas verificados por Issur é o não cumprimento do prazo legal para a substituição das ambulâncias, que é de cinco anos. “Eu já vi funcionários fazendo manutenção dos veículos, aproveitando plantão de sábado para pegar uma chave de fenda, um alicate, um arame e, assim, conseguir colocar a ambulância em funcionamento”, declarou. Ele disse que esteve no ano passado no Ministério da Saúde para solicitar que o regramento dos cinco anos para circulação das ambulâncias seja cumprido de forma estrita, e que haja a devida e imediata substituição por novas após findo o prazo legal.

Em Novo Hamburgo, o deputado diz que tem trabalhado alternativas para que ambulâncias sejam estacionadas em locais cobertos, o que impede que o tempo de validade dos veículos seja abreviado. “Assim como falo da saúde mental, alerto para a saúde mental desses profissionais que dedicam suas vidas a cuidar da nossa. É papel do Legislativo dar esse acolhimento”, finalizou.