Em termos de Turismo, os períodos para se viajar, conhecendo novas paisagens, culturas e formas de lazer, são divididos em alta e baixa temporada. A alta temporada, que coincide com a época de férias da maioria das pessoas, compreende o período entre dezembro e final de fevereiro. De março ao final de novembro acontece a baixa temporada, quando o movimento de turistas tem considerada redução.
Especialistas em Turismo afirmam que a baixa temporada proporciona, a quem opta por tirar férias e viajar, praias mais desertas e sossego inimaginável para fazer os passeios. Sem contar que, devido à baixa procura, as estadias em hotéis e pousadas tende a ser bem mais em conta do que nos meses de alta temporada.
Quem possui filhos (ou enteados, em alguns casos) pode enfrentar problemas para viajar em época de baixa temporada em virtude do calendário letivo das escolas. Ou deixa as crianças sob os cuidados de alguém para poder ir viajar tranquilamente ou opta por levar a criança junto, fazendo com que a mesma perca as suas aulas.
O que, inicialmente, pode ser um momento de descanso e de lazer pode se tornar uma tremenda dor de cabeça quando comete-se a irresponsabilidade de tolher a criança de ir à escola, comprometendo o seu acesso ao conhecimento. Ainda mais quando se trata de uma autoridade política, que deve sempre dar o exemplo.
